GNV 5º Geração

                     
Como funciona o Kit GNV de 5ª Geração?

    
                        
Alguns Componentes Kit GNV 5º Geração


    O kit de 5ª geração trabalha semelhante a uma injeção eletrônica de um carro atual. Possui um redutor que diminui a pressão do GNV do cilindro para uma pressão menor que trabalhará na entrada dos bicos injetores, estes bicos injetores se assemelham com os bicos injetores de gasolina, ou seja, abrem e fecham para dar passagem para o GNV, tem também uma central eletrônica para controlar a comutação do GNV e o tempo de injeção dos bicos injetores, e os outros itens já conhecidos (caixa comutadora, variador de avanço, válvulas de abastecimento, manômetro externo, etc.).

    Neste kit, o módulo de controle do GNV lê o tempo de injeção dos bicos injetores de gasolina e transformam este tempo para um compatível para a quantidade de GNV correta. Para isto existe uma equação de conversão do tempo de injeção de gasolina versus tempo de injeção para o GNV, e existe um mapa de tempos de injeção pré-determinados para cada situação de rotação e carga do motor. Quem cuida disto tudo é o módulo central. 

Central de comando de injeção de GNV



    Ele recebe alguns sinais de entrada (rotação do motor, temperatura do gás, temperatura do motor, pressão absoluta do coletor – MAP -, sensor de mistura ou sonda lambda, tempo de abertura dos bicos injetores, sensor de nível e pressão de GNV) e possui outros sinais de saída (liga/desliga solenóide do redutor, sinal para bicos injetores de GNV, sinal para chave comutadora). Assim como a central de injeção original do carro, a central do GNV também é acessível via computador, e toda regulagem é feita por programas de computador (softwares), assim como o diagnóstico de algumas falhas.

    Os bicos injetores são conectados ao coletor de admissão através de mangueiras, onde são feitos pequenos furos no coletor para adaptar bicos metálicos onde encaixarão estas mangueiras. Os furos são pequenos, e caso deseja retirar o kit posteriormente, os furos são fáceis de serem fechados.
                
Bicos injetores de GNV

       Toda regulagem é feita via software, não existem parafusos e ajustes externos. Então, a menos que você tenha o cabo de comunicação e o software para regulagem (eu tenho para meu kit!), você dependerá da convertedora toda vez que precisar ajustar/regular o kit.

Cabo / interface para programação de central de GNV 5ª geração


    Não se iluda, algumas convertedoras dirão que a perda de potência é insignificante. Isto para mim é um absurdo, pois o que pode ser insignificante para uns pode ser muito significante para outros. A perda de potência existe, fique ciente disto, porém é de no máximo 10%, podendo ser menor que isto.

    Outra característica do kit 5ª geração: seu carro tem que estar com o sistema de injeção eletrônica impecável, para que a central do GNV funcione bem. Qualquer problema no sistema de injeção original, mesmo que o carro esteja funcionando bem na gasolina, poderá provocar o mal funcionamento no GNV. Sim, o kit 5ª geração é extremamente sensível a falhas na injeção original, o que não ocorre no kit de 3ª geração. ISTO NINGUÉM FALA.

    Quando você solicita a instalação de um Kit GNV de 5ª geração, muitas convertedoras não te dizem nada, apenas instalam. Se a instalação não ficar boa por algum problema na injeção do carro, depois de tudo instalado, e de você ter pago o kit, é que eles vão falar que seu carro está com problemas de injeção que deve ser corrigido. Oras, se o carro tem problemas na injeção eletrônica, isto deve ser corrigido antes da instalação, e não depois!

    Sobre valores, os Kits com cilindro novo (sim, algumas convertedoras vendem cilindros usados, e isto é legal) giram em torno de 5.000 reais. De cara, é um investimento que só vale a pena se você roda consideravelmente com o carro (algo entre 50 a 100km por dia, ou mais) e se você pretende ficar, no mínimo, dois a três anos com o carro.

    Hoje temos várias marcas no mercado. LANDIRENZO, BRC, KGM, LOVATO, são algumas delas. A Lovato é uma espécie de segunda linha da Landirenzo. A Landirenzo e o BRC são kits de primeira linha.

    Para instalação do kit de quinta geração, tenha paciência. Será necessário algo em torno de, no mínimo, 2 a 3 dias. E a maioria das convertedoras apenas fazem o ajuste básico. Se o seu carro precisar de algum ajuste ou regulagem avançado, é necessário esperar o agendamento com o técnico da empresa fabricante o equipamento. Isto é outra coisa que ninguém fala. Caso seu carro não dê regulagem pela calibração automática que a central realizada, será necessário aguardar o técnico da empresa XXX para regular o carro… E aí, quem vai saber o tempo desta espera.

    Economia: Sim, os kits de 5ª geração são mais econômicos que os de 3ª geração. Isto se deve a melhor distribuição e gerenciamento da quantidade de combustível. O GNV só é fornecido quando necessário, e não a todo momento como nos Kits de 3ª geração. E outra, O GNV é fornecido já quase que na entrada do cabeçote, bem no final do coletor de admissão.

                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário